Para responder esta pergunta, precisamos primeiramente entender o que é design. Em linhas gerais podemos compreender o design como uma tecnologia. Mas você realmente sabe o que é isso?
O dicionário define este termo como sendo: “Teoria geral ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana (ex., indústria, ciência etc.).
Ou seja, podemos pegar uma caixinha em nosso cérebro, colocar as palavras Design e Tecnologia e colar um rótulo escrito “Projeto”.
O design nos proporciona desenvolver tecnologias, melhorias, reformas, reusos e até mesmo projetar algo novo a partir de materiais disponíveis ou requeridos (dependendo do projeto, claro). E o que meu cartão de visitas tem a ver com tudo isso? É exatamente aonde eu quero chegar.
Nós até podemos economizar nos recursos materiais e atingir um objetivo majestoso, mas NUNCA podemos fazer isso quando se trata da tecnologia do projeto, na forma de pensar o design.
A título de exemplo,do que adiantaria eu investir três mil reais em um cartão de visitas em letterpress e não saber organizar as informações? Não definir a ordem em que elas aparecem ou até mesmo não conseguir expressar o que me predisponho a fazer através deste material ? Como podemos observar, com um bom tempo de estudos, dois carimbos, uma lâmina de papelão e um estilete serviram como uma excelente solução para o meu problema.
Então, voltando ao questionamento inicial,o design é para todos e ao mesmo tempo não pois ele é para todos que o desejam.
Não adianta investir em uma mega produção sem antes definir um projeto, um planejamento e uma execução. A comercialização final do projeto depende disso,ou seja, uma boa cabeça pensando no design para proporcionar a melhor solução (para o problema, venda).
Eu não só desenvolvi uma solução para meu cartão de visitas mas fiz o mesmo para todo meu material de apresentação,que neste caso são curriculum e portfólio. Um simples envelope pardo e a desestimada/preterida folha marfim, serviram com excelência para incorporar minha identidade que propõe (e entrega... “risos”) requinte, alto nível, tradição, classe e alto retorno por um investimento justo.
O fato de ser possível transformar e personalizar simples itens de papelaria em um material de requinte nos leva diretamente ao que é design:
PROJETO, PLANEJAMENTO e EXECUÇÃO!
Seja com materiais que você tem disponível ou com o que você pode vir a adquirir, de acordo com seu projeto, é necessário fazer uma análise das suas possibilidades e aonde você quer chegar com este material. Seus objetivos devem ser tão claros, quanto o que você quer ter para chegar ao objetivo. Então não coloque “os carros na frente dos bois”, use sua cabeça e faça algumas pesquisas, entenda aonde quer chegar e trabalhe com o que tem em mãos. A chave para um bom material de prospecção ou de apresentação está em como ele é projetado e não necessariamente com o material que ele é construído.
O principal, caso você não seja designer, é buscar um, apresentar a sua proposta e pedir a solução mais adequada para seu projeto. Com isso você poupa tempo , meses de pesquisa, ou a frustração de ter um material inadequado, aquém das suas expectativas. No entanto, nada te impede de pensar como um designer e entender a necessidade de ter o design aplicado em seu projeto, isso te levará a outro nível, o nível de excelente estética e funcionalidade.
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